Programa de mentoria quer conectar executivas negras a estudantes
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do programa Executivas do Amanhã, que busca fomentar lideranças femininas nas empresas através de mentoria entre executivas e estudantes.
Na edição deste ano, pela primeira vez, todas as dez mentoras do programa serão profissionais negras, que atuam em cargos de chefia e gerência nas mais diversas áreas do mercado corporativo brasileiro, como o setor de alimentos, o aéreo e o de comunicações.
O programa é organizado pela Exec, em parceria com a Huddle Brasil, ambas empresas de consultoria em recursos humanos.
Ao longo de três meses, de agosto a novembro, as estudantes terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências com as profissionais. O intuito é que sejam cultivadas relações de longo prazo entre as participantes, que permaneçam mesmo após o fim do programa.
“Mentoria é um dos pilares essenciais de uma carreira bem sucedida”, conta Lisiane Lemos, gerente de novos negócios do Google e uma das executivas negras selecionadas. Eleita uma das pessoas mais influentes do mundo com menos de 30 anos pela revista Forbes, e integrante do ranking Most Influential People of Africa Descent, que tem apoio da ONU, ela destaca como foi importante ter tido profissionais de referência e conselheiros desde o início da carreira. “O ensinamento mais valioso que aparece em todas as sessões que tive é sobre continuar a corrente e apoiar outras pessoas, seguindo um círculo virtuoso”.
Com o programa, ela espera “estar ao lado das meninas desde o início”, ensinando boas práticas e ajudando-as a construir networking.
André Freire, sócio da Exec, explica que o Executivas do Amanhã surgiu em 2017, do interesse crescente do mercado pela contratação de mais mulheres para cargos executivos, o que os levou a pensar sobre o cenário de sub-representação feminina nesses espaços.
A opção por profissionais negras neste ano reflete o esforço da empresa por aumentar o escopo da diversidade e acolher mais minorias, segundo ele.
No Brasil, apenas 8% da população feminina negra que ocupa o mercado formal está alocada em posições de liderança; a maioria, entretanto, nem sequer exerce trabalho remunerado, segundo levantamento da consultoria Indique Uma Preta.
Apesar disso, Lisiane Lemos observa com otimismo o aumento no número de iniciativas pela inclusão de profissionais negras. Ela aponta, porém, que as mudanças não devem parar nas contratações, mas sim continuar com práticas de retenção, promoção e sustentabilidade da carreira dessas profissionais no mercado.
Podem se inscrever no Executivas estudantes mulheres de todo o país, de qualquer idade e que estejam cursando, no mínimo, o segundo ano de uma graduação reconhecida pelo MEC.
Não haverá prioridade para estudantes negras, mas, segundo Freire, o processo de seleção tem garantido nos últimos anos a presença de estudantes de “todas as raças e regiões do país”. “É um processo competitivo, mas temos fases nas quais conseguimos avaliar perfis, com o intuito de termos uma turma de mentees [como são chamadas as alunas que recebem mentoria, em inglês] diversa”.
Após as inscrições, as participantes passarão por avaliações de competências e entrevistas com sócios da Exec. Ao fim, dez estudantes formarão duplas com as executivas, definidas de acordo com perfis e interesses.
Para se inscrever, basta acessar o site do programa. O prazo é até o dia 26/06.
Confira a lista completa de mentoras desta edição:
Débora Ferraz- Gerente Global de Talent Acquisition, da BRF;
– Camila Arruda- Diretora de RH -da Siemens Gamesa Energia Renovável Ltda;
– Katia Souza – Business Operations Director LATAM, da Aligntech;
– Elisangela Rodrigues Almeida- Diretora Executiva – Grupo In Press.
– Christiane Ferreira Neves- Diretora Comercial LATAM – da Brenntag Group;
– Valentine Giraud- Faculty/Board Member, da Think School of Creative Leadership;
– Thereza Moreno – Vice -Presidente Financeira, da Prudential do Brasil Seguros de Vida S/A;
– Lisiane Lemos – Gerente de Novos Negócios, do Google;
– Carla Moraes – Superintendente de Engenharia de Software, do Itaú;
– Dilma Souza Campos – CEO, da Outra Praia.